Programação

01/12/15 - Terça-feira

9:00 - 9:30 Abertura
9:30 - 10:30 Estado da Arte: Sobre Concreto Projetado
Eivind Grøv, SINTEF
10:30 - 11:00 Coffee manhã
11:00 - 11:45 O papel do concreto projetado na Impermeabilização de Túneis nos últimos 10 anos
Antonio Domingues Figueiredo, POLI USP
11:45 - 12:30 Consequências Estruturais das Soluções de Impermeabilização para túneis
Tarcísio Barreto Celestino, CBT e USP
12:30 - 14:00 Almoço
14:00 - 14:45 Membranas Projetadas
Thomas Kothe, Normet
14:45 - 15:30 MitholzTunnel & Crossrail Station - Soluções avançadas para impermeabilização
Hartmut Claussen Steuer - Mapei-UTT
15:30 - 16:00 Coffee tarde
16:00 - 18:30 Mesa Redonda: Ações Preventivas
Temas abordados: Consórcio Linha 4 Sul, Histórico Metrô São Bento e República, Espaço Zero e da estação Jardim Oceânico
Argimiro Alvarez Ferreira, Metrô de São Paulo
Cláudio Neves Ourives, PENETRON
Elias Alves de Souza Neto - Odebrecht
Francisco de Assis Serafim Junior - Queiroz Galvão
Julio Claudio de.D. Pierre – Odebrecht
Mauricio L.G.Garcia – BASF
Pedro França - CJC
Moderador: Werner Bilfinger, Vecttor
18:30 - 20:00 Coquetel de Comemoração de 25 anos do CBT

02/12/15 - Quarta-feira

9:00 - 9:45 Práticas de Impermeabilização e Drenagem nos Túneis da malha rodoviária Federal
Nos últimos anos, a opção Túnel passou a ganhar espaço quando da construção ou adequação de rodovias federais, em função tanto de restrições ambientais para se implantar a via pela superfície, quanto pelo ganho operacional proporcionado por uma obra subterrânea.
Desta feita, desda a criação do DNIT em 2001, ja fora  construídos 03 (três) túneis na rodovia BR-101, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e mais 02 (dois) na rodovia BR-381, no estado de Minas Gerais.  Atualmente, está ainda execução outro túnel rodoviário na rodovia BR-280, em Santa Catarina.
Assim, será mostrado na apresentação as soluções empregadas em cada obra para fins de drenagem e/ou impermeabilização dos maciços, em função das particularidades de cada caso. Ainda, em função do conhecimento adqurido ao longo desses anos, é possível indicar melhorias de processos construtivos para o futuro, visando ganhar ganhos de cunho operacional, tendo em vista o longo horizonte de projeto considerado para obras de túneis

Eloi Palma, DNIT
9:45 - 10:30 Aplicação do Concreto Projetado na Linha 5 do metrô SP
Marco Aurelio Peixoto, Andrade Gutierrez
10:30 - 11:00 Coffee manhã
11:00 - 11:45 Tecnicas e materiais de pré-injeção para controle de infiltrações
Lawrence Hall, Normet
11:45 - 12:45 Estado da Arte: Especificações Mundiais sobre membranas e articulações
Stefan Lemke, Sika
12:45 - 14:15 Almoço
14:15 - 15:00 Estudo de Caso: Histórico da Impermeabilização do Metrô São Paulo
Será apresentado um histórico dos sistemas impermeabilizantes utilizados nos projetos do Metrô de São Paulo desde sua fundação em 1968 até o presente, incluindo as Linha 1, 2, 3,4 e 5 e as perspectivas para as futuras linhas.
Hugo Cassio Rocha, Metrô de São Paulo
15:00 - 16:00 Tecnologia de Impermeabilização – Projetos especiais no Japão
Yuuichi Mikami, CGC Japão
16:00 - 16:30 Coffee tarde
16:30 - 18:30 Mesa Redonda: Ações Corretivas
Carlos Venis, VOS
Emilio Minoru Takagi, MC-Bauchemie
João Duarte Guimarães Filho, ESTE
Nelson Lucio, Metrô de São Paulo
Nicolau Giovanetti, Pires Giovanetti Guardia
Moderador: Cassio Moura, CBP
18:30 - 20:00 Encerramento
Informações

+55 11 3056-6000
marina.bezerra@mci-group.com

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II Simpósio Internacional de Impermeabilização de Estruturas Subterrâneas